quarta-feira, 18 de junho de 2008

Transportes & Combustíveis, Lda.



O que já estamos fartos de ouvir falar, mas que por nos afectar a todos não deixamos de prestar atenção, são os transportes. Aumentos dos combustíveis ao pequeno-almoço, poluição ao almoço, imposto sobre os produtos petrolíferos ao jantar, e para acabar o dia em beleza, mais um cêntimo no preço da gasolina.

Está mais que visto que isto não pode continuar assim, e refiro-me claramente ao preço dos combustíveis. E mais que visto ainda está que a continuar assim, é acordar um dia de manhã e ver os carros a serem encostados às valetas pois já não há quase carteira nenhuma que aguente meter um litro de combustível num depósito.

O meu sonho era poder ir a um posto de abastecimento e atestar com 20€, assim como fazia o meu pai há uns 3-4 anos. Eu só me lembro de abastecer já com o gasóleo nuns exorbitantes 0.9€ (como eu era inocente, mal sabia que ainda ia apanhar com mais 50 cêntimos em cima). Talvez a solução mais viável para o meu sonho de atestar com 20€ poder vir a ser real é começarem a fabricar depósitos de 10 litros.

Voltemos ao que interessa.

Para o futuro vejo poucas opções viáveis, deixo 3 que me parecem mais reais:

1- Conseguir fazer com que os preços actuais dos combustíveis não subam mais, ou até mesmo poder baixá-los, o que me parece muito sinceramente tarefa impossível. Ainda por cima quando se prevê que a procura de petróleo suplante a oferta já em 2020, daí a subida galopante/exponencial/exorbitante/aterradora do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais que se verifica diariamente. Ou seja, isto quer dizer-nos de forma básica que o tempo do petróleo barato já acabou. Alternativas?

2- Inventar, de qualquer maneira possível e imaginária um combustível passível de ser utilizado na actual frota automóvel mundial , a um preço bastante mais acessível e de preferência que não tenha os efeitos secundários dos derivados do petróleo na natureza. Já há o biodiesel, mas a sua utilização põe em causa muitas questões éticas, pois tira alimento da boca de milhões de pessoas, por outro lado há o biodiesel produzido através de biomassa, ao qual não tenho nada apontar. Também há o álcool produzido da cana-de-açúcar, carro eléctrico(que só não é verdadeiramente aproveitado devido aos interesses petrolíferos vigentes pois a tecnologia já existe há décadas), entre outros….

3- Pôr toda gente, de um dia para o outro, a encostar os carros e motos e a andar de transportes públicos. Que teria muitas consequências, entre elas:

• Milhões de desempregados devido ao emprego que era proporcionado pela indústria automóvel e por toda a sua envolvente industrial planetária.
• A independência individual das pessoas seria indubitavelmente afectada.
• Teria de haver uma rede de transportes públicos eficaz, que servisse toda a população, com horários, destinos e preços viáveis.

Deparamo-nos então com um dos maiores desafios do século XXI, a transição do petróleo para as energias alternativas. Mas como o ser humano é um animal de muitas valências não há-de ser este detalhe a impedi-lo de continuar a sua saga por este frágil planeta.

Sem comentários: