sexta-feira, 27 de junho de 2008

A cultura dos shoppings!

Dizem estarmos numa altura em que por toda a Europa os centros comerciais começam a tornar-se cada vez menos concorridos, sendo preteridos por outros espaços de lazer. No entanto, cá no burgo estamos muito longe disso, e a prova é Guimarães, onde as pessoas continuam a entupir a principal entrada da cidade para ir até ao GuimarãeShopping. AGora, parece mesmo ter saido a sorte grande para os bajuladores dos espaços comerciais: dentro em breve terão mais dois enormes espaços em Guimarães para se poderem deleitar.

Para mim o objectivo do shopping é ir às compras e não passear. Como é possível, numa cidade com um centro histórico e uma história tão bonitos e de tao elevada qualidade (daí ser reconhecida internacionalmente como Património da Humanidade pela Unesco) ir de forma tão desabrida para um shopping? E encurralarmo-nos assim num espaço fechado, onde é sempre tudo igual! Talvez a minha querida cidade esteja a tornar-se demasiado urbana e desenvolvida para os meus níveis de provincianismo. Ainda prefiro dar um passeio pela penha ou comer um gelado numa das esplanadas do centro histórico. Há muita gente que parece não saber que em Guimarães também há museus e monumentos a visitar, assim como o Paco dos duques, o Castelo de Guimaraes, ou mesmo zonas de lazer bastante agradaveis, como o parque da cidade.

Não consigo vislumbrar se estamos a evoluir ou a cair em decadência.

Espaço Guimarães



Guimarães Plaza



O GuimarãeShopping, vendo mais dois monstros comercias a serem instalados nos seus calcanhares, vai iniciar uma fase de crescimento de modo a que não lhe passem a perna de forma tão radical.




Dizem, e digo eu neste sentido, que o que está a suceder é muito bom pois vai criar milhares de empregos e desenvolvimento económico.E poderá também ajudar nos desenvolvimentos culturais, visto que hoje em dia o culto dos shoppings é elevado na nossa região. Uma pequena mostra para a Capital Europeia da Cultura 2012, pois pelo menos os shoppings já estão em avançado estado de construção. Falta o resto...

Sem comentários: