sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Sicko - O pesadelo de acordar na realidade

Pois é, depois de Fahrenheit 9/11, esta grande personalidade americana volta com mais uma crítica profunda, uma verdade que mata milhares de pessoas e atinge mais uns milhões.

Sempre com o seu boné, Michael Moore investiga agora o caso do sistema de saúde americano e descobre que este está... terrivelmente doente..

"Se quer ter saúde nos EUA, não adoeça." Assim o diz na capa do seu novo filme, que promete levantar vozes e protestos durante uns longos tempos.

Muito resumidamente, o sistema de saúde americana baseia-se numa grande rede de seguradoras que deveriam, supostamente, garantir os melhores cuidados de saúde aos seus clientes. A que melhor servisse seria a melhor servida, por assim dizer. O problema é que estas seguradoras existem para ganhar dinheiro, e sabem perfeitamente que se tivessem que pagar aos doentes, em vez de o contrário, ficariam prejudicadas. Assim, fazem das maiores falcatruas que se podem imaginar, desde dar bónus aos médicos que rejeitam o maior número de ajudas aos doentes, criar uma lista gigantesca de doenças que impedirão o cidadão comum de ter acesso ao seguro de saúde até rejeitar uma operação de cerca de 7000 dólares devido a uma micose na história clínica!

E o que mais me assusta, já como cidadã portuguesa, é o facto de quererem implementar este sistema fantástico em Portugal.

Enfim, vejam com os vossos próprios olhos e deixem que o medo vos ajude a pensar duas vezes antes de pensarem em votar nos queridos políticos que nos querem é ver mortos.

Sem comentários: