sábado, 1 de dezembro de 2007

Ser Serra da Estrela é ser discriminado?



Estive a comentar o meu último artigo com uma pessoa amiga, que me levantou uma dúvida bastante pertinente: Se não faz sentido chamar raça às divergências de caraterísticas entre as populações, fará sentido distinguir os cães por raças, uma vez serem estes provenientes de uma selecção artificial feita por nós e, portanto, muito mais recente ainda que o nosso isolamento uns dos outros?

Deixo a quem quiser a oportunidade de reflectir sobre o assunto e expô-lo no blog.


Cumprimentos

3 comentários:

Gabriel dos Santos disse...

Depois de ter lido esta postagem, decidi fazer o que propões na mesma, reflacteir. Depois de tal acto cheguei á conclusão que faz todo o sentido distinguir, n-ao só os cães por raças mas também o ser humano. Não tomem as minhas palavras como racistas, porque não são. O conceito de raça vem, de uma forma humana, distinguir dois individuos de uma mesma espécie que teve origens em lugares diferentes. Sendo assim um cão proveniente da Serra da Estrela é um cão Serra da Estrela, um cão de origem alemã pode ser um pastor alemão, assim como uma pessoa nas cida em África é da raça africana, se é nascida na Peninsula Ibérica é de reça ibérica, e por aí fora, no entanto o pastor alemão e o serra da estrela não deixam de ser cães e o africano e o ibérico não deixam de ser "Homo sapiens sapiens".Agora lá porque certas pessoas descriminam certas raças, e tanto é racista aquele que descrimina outras raças como aquele que fica ofendido por falarem dele atravès da sua raça, não vamos dizer que a diferenciação por raças é um conceito racista. Volto a repetir que a divisão por raças é uma maneira de identificar as origens de um individuo e de o distinguir entre outros individuos da mesma espécie.

Dinis Fernando disse...

Olá a todos! Antes de mais, devo dizer que concordo parcialmente com o patrício.

Ao reflectir sobre este assunto coloquei a hipótese de distinguir as várias "raças de cães" por etnias, uma vez que, tal como nos foi dito pelo professor Salsa, não nos devemos referir a raças, mas a etnias, no caso humano!
Cheguei, todavia, à conclusão de que, nos cães, não poderemos aplicar este conceito, uma vez que este se refere a comunidades definidas por afinididades linguísticas/culturais e por semelhanças genéticas (obviamente, nãoa há semelhanças "culturais" ou "lingísticas" entre cães! ;))
Mas, tendo em conta as proximidades genéticas, podemos distinguir várias "tipos" de cães. Isto, porque entre cães de uma mesma "raça" há uma maior semelhança genética que entre cães de "raças" diferentes.

Assim, a meu ver, não há qualquer problema em distribuir os cães por raças, que reflictam as proximidades genéticas entre eles. Além disso, como eles não têm os mesmos perconceitos (até porque não são racionais) que nós, homens, admitamos ou não, acabamos por ter, não ficarão incomodados por dizermos que um cão é da raça Serra da Estrela.

Rui_P07 disse...

A questão da raça ou étnia é puramente uma questão de adorno. Não vamos andar com paninhos quentes porque se resume muito basicamente a isso.

Se lhe querem chamar étnia, força com isso, vai dar ao mesmo. Há diferenças entre os humanos, sem dúvida alguma. Uns têm os olhos em bico e são de estatura baixa, outros são enormes e com cor de pele muito escura. Assim como o pastor alemão é completamente diferente do cão de água português. Uns seres humanos são loiros e brancos, outros são pardos e de pele vermelha. Assim como o galgo é esguio e o grand annoire é um cão mais alto que o ser humano.

Quanto às semelhanças linguísticas entre cães não existirem... É melhor deixar essa questão para quem sabe. Pois os cães comunicam entre si como a maioria dos animais. Quanto ao grau de diferença genética, ela existe entre humanos e entre cães, e isso não impede o emparelhamento dos cromossomas homólogos, logo qualquer raça de cão se pode reproduzir com qualquer outra assim acontecendo também entre humanos.

Está-se a querer provar cientificamente uma questão meramente estética... raça ou étnia? Isso depende de cada um. Para mim é indiferente, mas lá no fundo, que há raças entre os humanos, lá isso há. Se acham que por lhe chamarem étnia os conflitos vão diminuir, vão em frente. Daqui a uns anos dizem que os seres humanos são todos iguais pois todos têm pernas, olhos, narizes, ouvidos, cabelo...

É uma discussão sem sentido, porque diferenças sempre as houve. Apenas se está a pôr em causa o nome pelo qual serão denominadas essas diferenças. O que considero completamente "estapafúrdio", pois até parece que não há nada mais interessante para discutir.