sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dia Mundial de Mais uma Vacina Falhada





No dia em que se assinala o Dia Mundial da Sida, chega aos ouvidos do mundo a notícia de fracasso de uma das mais prometedoras vacinas contra a SIDA.


Estava a ser desenvolvida há dez anos. A V520 era composta por três genes do VIH sintetizados em laboratório e transportados por um adenovírus, um vírus comum associado às constipações. Ao contrário das vacinas normais, que estimulam a produção de anticorpos, esta vacina visava activar os linfócitos T citotóxicos, capazes de destruir as células infectadas pelo vírus.


Foi talvez o facto de estar associado a um adenovírus comum a causa principal de insucesso, uma vez encontrar-se toda a gente já imunizada contra este, pelo que o resultado não surpreende à maioria dos investigadores.


Apesar de todas as dificuldades, a comunidade científica não desiste. Existem actualmente cerca de três dezenas de vacinas em desenvolvimento, se bem que todas ainda em fase inicial.

Contudo, a extrema capacidade de mutação do vírus dificulta o desenvolvimento de uma vacina preventiva, pelo que muitos peritos se viram para a vacina terapêutica, uma vacina que minimize os efeitos da sida, melhorando a qualidade de vida dos infectados.


No entanto, o melhor mesmo é evitar que seja contraída. Não necessita de ser com vacinas, um simples preservativo pode salvar muitas vidas.



Para mais informações:

"A Anatomia de Um Falhanço Anunciado", Revista Única, Expresso n.º 1831

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois a ideia da vacina era genial... Mas pronto não deu certo!!!

Esperemos que com o avanço da tecnologia e da ciência se consiga uma vacina contra a sida para melhorar a condição de vida dos infectados.

Como disses-te para já o melhor será evitar o contagio utilizando o presevativo.

Adorei a imagem... A mensagem é espectacular... Parabens!!!

alcunha disse...

Acho que o fundamental aqui é ter esperança.

Tenho uma prima minha que eprtence a uma equipa de desenvolvimento de uma vacina para a malária e sei bem o frustrante que é..

Valorizo os investigadores precisamente por saber que eles não desistem, apesar de estarem sempre a ser criticados negativamente pelos colegas. A ciência é e sempre foi assim, feliz ou infelizmente.

Cumprimentos

Dinis Fernando disse...

Olá a todos! Excelente postagem!
Antes de mais, recomendo que vão a http://www.biopatricio.blogspot.com (o blog do patrício), onde podem dar a vossa opinião sobre possíveis formas de prevenir/curar doentes com SIDA.
Nesta postagem, descreves muito bem a forma como deveria actuar a V520. Sem dúvida, a destruição das células afectadas, pelos linfócitos T citotóxicos activados pela vacina, se realizada, iria impedir a propagação do vírus, numa fase inicial, prevenindo contra esta doença. No entanto se, como tu dissetse, foi usado um adenovírus comum, certamente o organismo estará preparado para o combater, pelo que se compreende o porquê do fracasso da vacina.

Fico contente por saber que estão a ser testadas outras vacinas! Isto mostra bem o quão problemática é esta doença e o quanto se tem investido na investigação da forma de a curar ou prevenir.... Talvez uma dessas vacinas funcione, quem sabe?

Bom Natal

Dragon Ball disse...

A imagem é muito engraçada!

Realmente a tenacidade dos investigadores é extraordinária. Mas penso que todos eles podiam ser despedidos, caso toda a gente se prevenisse com preservativos.
E agora chagamos aqui a um momento de reflexão: se a vacina contra a sida fosse encontrada, milhares de investigadores de organizações de todo o mundo seriam despedidos.
E o trabalho de uns 10 investigadores (que descobrem a vacina) inviabilizaria o trabalho de milhares de outros investigadores.

Isto tudo leva-me a uma suposição que irá abalar os mais susceptíveis (leiam só se estiverem sentados e\ou se estiverem menos sóbrios):
Os investigadores, para não perderem o emprego nem anos de trabalho árduo, FURAM PRESERVATIVOS.

Reflictam sobre isso. Estará a Humanidade a ser vítima de um bando de cientistas revoltados? Será que os cientistas querem dominar o mundo? Extinguir os alienados e formar uma nova raça de Humanos, mais inteligente?
Minha gente, teremos de agir: verifiquem os preservativos antes de consumar o acto, ou usem um saco do LIDL.