terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Estamos mesmo com a mosca...



Acho que mosca deve ser uma das palavras mais feias do vocabulário.
Bom, talvez não seja a mais feia, mas é bastante desagradável. Mosca faz lembrar podridão, doença, morte.

No entanto, forte ironia do destino esta, a mosca é uma das nossas melhores amigas involuntárias. Nomeadamente a Drosophila, mais conhecida por mosca-da-fruta.
Companheira incondicional do dia-a-dia, a mosca-da-fruta tem características óptimas para cobaia: reproduz-se muito rapidamente, é pequenina, tem uns cromossomas "enormes", facilitando o seu estudo, tem um ADN muito parecido com o nosso e, portanto, reacções a doenças, químicos e alterações físicas idênticas às que seriam de esperar no Ser Humano. Além disso, as colónias são fáceis de obter (elas vêm praticamente ter connosco) e podem ser rapida e facilmente substituídas se sofrerem qualquer problema.

A sua utilização generalizou-se a partir de 1910, quando se tornou o elemento crucial dos estudos de Thomas Hunt Morgan para aprofundar os estudos de Mendel. Este conseguiu provar que os olhos brancos eram uma característica associada ao cromossoma X. Foi a primeira confirmação de que a hereditariedade poderia estar ligada ao sexo.
A partir daí, a mosca passou a ser um organismo fundamental para os estudos genéticos, sendo agora o ser vivo mais confiado para experiências científicas que virão a ser aplicadas ao homem, desde o controlo de metástases à criação de moscas que não gostam de álcool (algo que irá ter bastante oposição por parte dos "homens da noite" caso se venha a conseguir aplicar ao homem).
Parece que estar com a mosca não é assim tão mau..




Para mais informações:
Super Interessante, Número 106 (Fevereiro 2007)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dia Mundial de Mais uma Vacina Falhada





No dia em que se assinala o Dia Mundial da Sida, chega aos ouvidos do mundo a notícia de fracasso de uma das mais prometedoras vacinas contra a SIDA.


Estava a ser desenvolvida há dez anos. A V520 era composta por três genes do VIH sintetizados em laboratório e transportados por um adenovírus, um vírus comum associado às constipações. Ao contrário das vacinas normais, que estimulam a produção de anticorpos, esta vacina visava activar os linfócitos T citotóxicos, capazes de destruir as células infectadas pelo vírus.


Foi talvez o facto de estar associado a um adenovírus comum a causa principal de insucesso, uma vez encontrar-se toda a gente já imunizada contra este, pelo que o resultado não surpreende à maioria dos investigadores.


Apesar de todas as dificuldades, a comunidade científica não desiste. Existem actualmente cerca de três dezenas de vacinas em desenvolvimento, se bem que todas ainda em fase inicial.

Contudo, a extrema capacidade de mutação do vírus dificulta o desenvolvimento de uma vacina preventiva, pelo que muitos peritos se viram para a vacina terapêutica, uma vacina que minimize os efeitos da sida, melhorando a qualidade de vida dos infectados.


No entanto, o melhor mesmo é evitar que seja contraída. Não necessita de ser com vacinas, um simples preservativo pode salvar muitas vidas.



Para mais informações:

"A Anatomia de Um Falhanço Anunciado", Revista Única, Expresso n.º 1831

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Aula prática número xis

Ontem foi Terça-feira e, com ela, todo um ritual de experimentações. Ou talvez não. Desta vez experimentamos a nossa paciência com os portáteis da escola, que para chegarem ao estatuto de lentos ainda vão ter que treinar um pouco. Mas estou convicta que conseguirão. Um dia.

Resolvemos um quiz sobre o dihibridismo, o que me levou a aperceber que ainda não estou assim tão segura nessa matéria. Mas que é interessante, creio que é um facto inegável.

Não me vou alongar muito sobre a aula, pois creio estar bastante completa a descrição do Dinis, no seu blog, o qual passo a publicitar:

http://www.hemispherectomy.blogspot.com/



Para mais informações podem sempre perguntar a qualquer elemento da nossa turma. Tenho a certeza que estarão bastante acordados sobre o debatido na aula.

Cumprimentos

domingo, 2 de dezembro de 2007

DI(c)S



Estava eu a folhear a minha agenda há uns dias atrás (ao que uma pessoa chega quando não tem mais nada que fazer..) e deparo-me com esta nota: "AIDS International Day (01.12)".

Ora, é claro que ponho eu também uma nota, em português, em vários locais da agenda, para estar atenta ao dia 1 de Dezembro e postar aqui algo referente ao dia. Em vários locais, repito, não fosse esquecer-me.

Esquecer-me... Curioso.. No meio de tantas notas escritas creio que só não anotei que tinha que ir à agenda ontem ver se tinha alguma coisa marcada.. Para ontem! Fui hoje. Paciência. Interessa a intenção, suponho, e a minha está cá toda.
Recapitulando e resumindo:

Ontem foi o dia internacional (contra a) sida.

Ouvi dizer que está a afectar por volta de 80 milhões de pessoas actualmente. Danado, o bicho.
Ouvi dizer também que a juventude se preocupa mais com a prevenção da gravidez que com a prevenção da transmissão de DST, incluindo, obviamente a sida. Mesmo assim, com tanta gente preocupada, conseguimos ser o segundo país da Europa com um maior número de gravidezes precoces. É prova clara que de boas intenções está o inferno cheio.



sábado, 1 de dezembro de 2007

Ser Serra da Estrela é ser discriminado?



Estive a comentar o meu último artigo com uma pessoa amiga, que me levantou uma dúvida bastante pertinente: Se não faz sentido chamar raça às divergências de caraterísticas entre as populações, fará sentido distinguir os cães por raças, uma vez serem estes provenientes de uma selecção artificial feita por nós e, portanto, muito mais recente ainda que o nosso isolamento uns dos outros?

Deixo a quem quiser a oportunidade de reflectir sobre o assunto e expô-lo no blog.


Cumprimentos