domingo, 30 de setembro de 2007

Glossário

A
Alelo - Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene, ocupando um dado locus (posição) num cromossoma.





Dihibridismo - Estuda-se a transmissão de duas características e as relações entre si.
Dismenorreia - menstruação dolorosa

E
Ervilheira - Leguminosa da qual se extraem diversos tipos de grão (ervilhas) que constituem um excelente alimento. Devido à sua velocidade de formação de descendência, grande número de descendentes formados e forma das pétalas, que permite a autopolinização, a ervilheira foi um grande contributo para Mendel.
EFE
Fenótipo - Manifestação específica de uma certa caracteristica. O fenótipo é determinado até certo ponto pelo genótipo, ou seja pela identidade dos alelos que um indivíduo possui num ou em mais loci dos cromossomas. Grande parte dos fenótipos são determinados por genes múltiplos e influenciados por factores ambientais. Assim, nem sempre a identidade de um ou de alguns alelos conhecidos permite prever o fenótipo.
Fenótipo Recombinante - Fenótipo formado quando há a junção de factores de tal forma que a combinação dá origem a indivíduos com um fenótipo novo, resultante da combinação dos fenótipos dos dois progenitores.
Fundo Genético - Fundo genético é o conjunto de indivíduos de uma determinada espécie que num dado momento ocupam uma determinada área geográfica que trocam livremente entre si os seus genes.
GUÊ
Gene - Segmentos de ADN com um determinado número de nucleótidos e com uma ordem própria constituem uma unidade de linguagem química designada por gene. O gene é um segmento de um cromossoma a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos.
Gene Dominante - Gene dominante é um gene que no estado heterozigótico se expressa com predominância sobre a expressão do gene recessivo. Um indivíduo heterozigoto carrega consigo dois alelos diferentes do mesmo gene.
Gene recessivo - Gene cuja característica não aparece expressa no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos e só se manifesta na ausência de seu gene contrário, " dominante." Geralmente genes recessivos, estão ligados a cores, mais podem caracterizar também síndromes, doenças, causadas por genes recessivos anormais como é o caso do daltonismo. Quando o índividuo carrega consigo dois pares de genes iguais para determinadas características teremos indivíduos albinos quando o genótipo for aa. Esses genes são chamados recessivos porque ele fica escondido (em recesso) quando o gene dominante está presente. No caso de herança ligada ou restrita aos cromossomos sexuais, o gene recessivo pode-se manifestar, mesmo em dose simples. Uma outra forma de se distinguir o gene dominante do recessivo é representá-lo por uma letra seguida do sinal +. Usando o mesmo exemplo de cor das flores, o gene dominante seria designado por a+, e o gene recessivo por a. Essas regras de representação de genes não são obrigatórias, mas são geralmente usadas. Apesar disso, é sempre conveniente que se faça uma legenda, indicando os símbolos que estão sendo empregues para se representar os pares de alelos. As hemofilias A e B agem como caracteres recessivos ligados ao sexo.
Genética - Genética, do grego genno (fazer nascer), é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos; Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
Genoma - Toda a informação hereditária que se encontra codificada no ADN de um organismo. Inclui tanto os genes como o ADN-lixo (intrões).
Genótipo - Conjunto dos genes de um indivíduo. Condiciona o fenótipo.
Glossário - vocabulário em que se explicam palavras pouco conhecidas ou de sentido obscuro
Gravidez Ectópica - A gravidez ectópica ocorre quando o ovo fertilizado se implanta fora da cavidade uterina. Conforme a gravidez se desenvolve causa dores e sangramento. Se não for tratada rapidamente pode romper a trompa e causar sangramento abdominal que pode levar ao colapso cardiovascular e morte da mãe.


AGÁ
Hereditariedade - Conjunto de eventos biológicos responsáveis pela transmissão de uma herança a seus descendentes através de seus genes. A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsavel pela transmissão de agentes geneticos que determinam a herança de caracteristicas comuns a uma determinada especie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes geneticos que actuam sobre os traços e caracteristicas proprios do individuo que o tornão um ser diferente de todos os outros.

Híbrido - Indivíduo resultante da união de duas espécies diferentes mas semelhantes, regra geral estéril, devido a incompatibilidades genéticas. A mula é um bom exemplo de um organismo híbrido, resultante da união de um cavalo com um burro.


I

JOTA

KAPA

EL
Lei da Segregação Factorial - Segundo Mendel, aquando da formação dos gâmetas, havia a segregação dos factores que determinavam uma característica específica, ou seja, cada factor ia para um gâmeta.

Lei da Segregação Independente - Dois factores determinantes de duas características diferentes são segregados independentemente um do outro, formando-se, assim, 4 fenótipos e 9 genótipos diferentes.
Linha Pura - Constituída por indivíduos puros.

EME
Mendel, Gregor - Gregor Johann Mendel nasceu em 1822, na Silésia. Segundo consta, era pobre, e aos 21 anos de idade entrou para um convento da Ordem de Santo Agostinho, sendo mais tarde enviado para Viena a fim de estudar história natural. Indicado depois para professor-substituto dessa matéria, jamais conseguiu, entretanto, a aprovação nos exames para se tornar efectivo no cargo. O seu trabalho genial colocou-o ao nível dos maiores cientistas da humanidade. A sua obra Experiências com hibridização de plantas, que não abrange mais de 30 páginas impressas, é um modelo de método científico. O que descobriu, e vem sendo ensinado desde 1900, tornou-se absolutamente imprescindível para a compreensão da Biologia moderna.

Monohibridismo - Estuda-se a transmissão de apenas uma característica específica

ENE

O



QUÊ

R(r)Ê





U



XIS
Xadrez Mendeliano - Tabela de dupla entrada onde se colocam os gâmetas possíveis de ambos os progenitores e o genótipo provável para a descendência.

1 comentário:

Professor José Salsa disse...

A ideia do Glossário é excelente. Não desistas...