segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Rato salva Humanidade (mais uma vez, coitado)





Cientistas japoneses descobriram recentemente uma proteína do esperma de rato (também presente no esperma humano), que é necessária para a fertilização.

Segundo uma publicação datada de Março pelos encarregados pela investigação, esta pode conduzir a novos tratamentos de fertilidade.

Os cientistas, liderados por Masaru Okabe, director do Centro de Pesquisa de Informação Genética da Universidade de Osaka, no Japão, desenvolveram um rato geneticamente modificado, com a falta de uma imunoglobulina que se encontra normalmente no esperma e concluíram que, apesar de este ser saudável e continuar a produzir esperma, não conseguia fazer engravidar as parceiras.

A descoberta promete benefícios nos tratamentos clínicos de fertilidade e no desenvolvimento de novos métodos contraceptivos.



BBC NEWS




As minhas dúvidas são as seguintes:



1. Como conseguirão eles agora manipular a dita proteína em nosso benefício? (Creio que não terão grandes problemas, mas gostaria de saber como o fazem, a sério que gostaria)

2. Serão métodos reversíveis? Pílulas que inibiam a produção da proteína? Não sei bem como a proteína funciona, mas creio que teriam que trabalhar a nível genético para inibir a sua produção. Talvez um método mais eficaz fosse mesmo descobrir um agente que alterasse a forma da proteína (Alguém se lembra das bacérias do ácido láctico? Hum..)

3. Falaram também em tratamentos da fertilidade.. Será que uma percentagem dos homens inférteis terá a causa do seu problema prestes a ser desvendada? Mais uma vez, como irão regular o funcionamento de uma proteína?



Bem, neste momento creio ter já escrito mais a questionar do que está escrito na própria notícia, portanto vou deixar agora ao vosso critério comentar ou não a notícia. Quem tiver espírito de cientista pode também aventurar-se pelo mundo da hipótese (e da filosofia, quem sabe..).



Cumprimentos

Sem comentários: