Alelo - Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene, ocupando um dado locus (posição) num cromossoma.
Cê
Dê
Dihibridismo - Estuda-se a transmissão de duas características e as relações entre si.
E
Ervilheira - Leguminosa da qual se extraem diversos tipos de grão (ervilhas) que constituem um excelente alimento. Devido à sua velocidade de formação de descendência, grande número de descendentes formados e forma das pétalas, que permite a autopolinização, a ervilheira foi um grande contributo para Mendel.
Fenótipo - Manifestação específica de uma certa caracteristica. O fenótipo é determinado até certo ponto pelo genótipo, ou seja pela identidade dos alelos que um indivíduo possui num ou em mais loci dos cromossomas. Grande parte dos fenótipos são determinados por genes múltiplos e influenciados por factores ambientais. Assim, nem sempre a identidade de um ou de alguns alelos conhecidos permite prever o fenótipo.
Gene - Segmentos de ADN com um determinado número de nucleótidos e com uma ordem própria constituem uma unidade de linguagem química designada por gene. O gene é um segmento de um cromossoma a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos.
AGÁ
Hereditariedade - Conjunto de eventos biológicos responsáveis pela transmissão de uma herança a seus descendentes através de seus genes. A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsavel pela transmissão de agentes geneticos que determinam a herança de caracteristicas comuns a uma determinada especie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes geneticos que actuam sobre os traços e caracteristicas proprios do individuo que o tornão um ser diferente de todos os outros.
Híbrido - Indivíduo resultante da união de duas espécies diferentes mas semelhantes, regra geral estéril, devido a incompatibilidades genéticas. A mula é um bom exemplo de um organismo híbrido, resultante da união de um cavalo com um burro.
I
JOTA
KAPA
EL
Lei da Segregação Factorial - Segundo Mendel, aquando da formação dos gâmetas, havia a segregação dos factores que determinavam uma característica específica, ou seja, cada factor ia para um gâmeta.
Lei da Segregação Independente - Dois factores determinantes de duas características diferentes são segregados independentemente um do outro, formando-se, assim, 4 fenótipos e 9 genótipos diferentes.
Linha Pura - Constituída por indivíduos puros.
EME
Mendel, Gregor - Gregor Johann Mendel nasceu em 1822, na Silésia. Segundo consta, era pobre, e aos 21 anos de idade entrou para um convento da Ordem de Santo Agostinho, sendo mais tarde enviado para Viena a fim de estudar história natural. Indicado depois para professor-substituto dessa matéria, jamais conseguiu, entretanto, a aprovação nos exames para se tornar efectivo no cargo. O seu trabalho genial colocou-o ao nível dos maiores cientistas da humanidade. A sua obra Experiências com hibridização de plantas, que não abrange mais de 30 páginas impressas, é um modelo de método científico. O que descobriu, e vem sendo ensinado desde 1900, tornou-se absolutamente imprescindível para a compreensão da Biologia moderna.
Monohibridismo - Estuda-se a transmissão de apenas uma característica específica
ENE
O
PÊ
QUÊ
R(r)Ê
SÊ
TÊ
U
VÊ
XIS
Xadrez Mendeliano - Tabela de dupla entrada onde se colocam os gâmetas possíveis de ambos os progenitores e o genótipo provável para a descendência.
ZÊ
1 comentário:
A ideia do Glossário é excelente. Não desistas...
Enviar um comentário